Um tributo ao Blues por Martin Scorsese

Um tributo ao Blues por Martin Scorsese

 

"Um tributo ao Blues por Martin Scorsese" 
 
O DVD “A História do Blues”, lançado pelo selo Paramount em 2004 e produzido por Martin Scorsese festejado cineasta, ator, produtor e roteirista americano é uma jóia rara e tome cuidado para não deixar escapar sem querer pelas suas mãos.
Pode ser encontrado casualmente em alguma promoção e não hesite em comprar, afinal trata-se de uma declaração de amor ao Blues, feito por alguém que conseguiu unir suas duas grandes paixões: o cinema e o Blues.
É importante destacar que o Blues influenciou profundamente a nossa música e milhões de seguidores pelo mundo afora e nada mais justo do que esta bela homenagem ao gênero. Onde encontramos nas suas melodias e letras histórias de vida, de lamentos, alegrias, desigualdades sociais, de amores e também de esperança.
No dia 7 de setembro de 2003, Martin Scorsese conseguiu realizar a proeza de reunir no Radio City Music Hall, templo da música de Nova Iorque, para um concerto inesquecível de celebração ao Blues, os maiores intérpretes vivos do gênero nos últimos cinqüenta anos. 
Na mesma noite, no mesmo palco, simplesmente: B.B. King, Robert Cray, Buddy Guy, Clarence “Gatemouth”Brown, Ruth Brown, Natalie Cole, Bill Cosby, Keb’ Mo’, John Forgety, Macy Gray, India Arie, Dr. John e tantos outros. Um verdadeiro time de estrelas que brilham por si só e que puderam mostrar seu talento e todo seu amor incondicional à música. A direção musical ficou por conta do surpreendente e intenso Steve Jordan
O filme mostra com riqueza de detalhes toda a magia daquela noite inesquecível e memorável, numa mescla de imagens dos astros se apresentando no palco, várias entrevistas muito interessantes, imagens raras e exclusivas dos ensaios e clipes de arquivo que compuseram as imagens apresentadas nos telões. Um verdadeiro show de imagens e uma produção simplesmente perfeita.
E o gesto mais bonito da noite foi o caráter beneficente do espetáculo, cuja renda foi destinada integralmente a educação musical das novas gerações. E que com certeza possibilitou a inclusão social de muitas pessoas através da música, uma das formas de comunicação mais intensas e transformadoras.
Está aí um registro indispensável para todos aqueles que gostam de Blues, da sua herança importantíssima e de toda sua paixão.
 
“Joyce & Toninho Horta – Sem Você”
 
Curiosamente este CD tributo a Antonio Carlos Jobim foi lançado em 1995, apenas para o mercado japonês. Os japoneses tiveram a sorte e o privilégio de conhecer primeiro, uma das mais perfeitas reuniões musicais que já pude ouvir.
Somente em 2007 o selo Biscoito Fino relançou aqui no Brasil o CD “Sem Você”, duo de voz e violão de Joyce e Toninho Horta. Antes tarde do que nunca.
Um trabalho inspirado e emocional que nasceu por acaso no meio de uma temporada de shows que a dupla realizava na sucursal japonesa do Blue Note, em Tókio. Sentiram a “química” para a gravação quando o show se tornava mais intimista, bem na hora que os outros músicos que os acompanhavam saiam do palco, e o repertório escolhido por eles coincidentemente era sempre de Tom Jobim. Naturalmente surgiu a idéia de gravarem uma homenagem ao querido maestro, verdadeira referência musical para ambos. E fizeram isso em apenas uma noite.
O violão mágico do mineiro de Belo Horizonte Toninho Horta se encontrou perfeitamente com a voz e com os belos improvisos da cantora carioca Joyce. Impressionante ouvir e sentir a grande afinidade e cumplicidade atingida nas gravações.
Destaco os temas: “Ligia”, “Vivo Sonhando”, Só Danço Samba”, “Outra Vez” e  as minhas preferidas “Este Seu Olhar/Só Em Teus Braços” e “Ela é Carioca – Take 2”, uma verdadeira apoteose repleta de improvisos. Nota dez em todos os quesitos.
 
 
 
“Jane Duboc & Victor Biglione – Tributo a Ella Fitzgerald”
 
O CD “Tributo a Ella Fitzgerald”, lançado em 2009 pelo selo Rob Digital,  é uma homenagem cheia de Bossa Nova a uma das maiores cantoras da história do Jazz.
Reuniu a voz suave e marcante da cantora paraense Jane Duboc com a guitarra surpreendente do argentino/brasileiro Victor Biglione. O resultado não poderia ser outro: perfeição nas doze faixas.
Novos arranjos e interpretações com tempero bem “bossanovista” deram o toque especial e arrojado ao trabalho que contou também com as participações especiais do pianista Marco Tommaso, do contrabaixista Sérgio Barroso, do baterista André Tandeta e do percussionista Pantico Rocha.
O CD foi lançado depois do sucesso do espetáculo “Dear Ella”, que ambos participaram em 2006 no Rio de Janeiro.
O repertório cuidadosamente escolhido pela dupla surpreende com algumas interpretações muito marcantes. 
Meus destaques: “Night And Day”, “Stormy Weather” numa versão bem movimentada, a bela balada em tom intimista “Here Is That Rainy Day” e os medleys: “Autumn In New York/April In Paris/ A Foggy Day” e “Embraceable You/How Long Has This Been Going On/Love Is Here To Stay”, parecendo que foram gravadas como uma única música. Um tributo elegante que reuniu dois grandes artistas e que  superaram todas as expectativas. Simplesmente demais. 

Postado em: 10/07/2012

 


Comentários
Ainda não há comentários.
Deixe seu comentário

Deixe um comentário. É importante o preenchimento de todos os campos.




Digital Jazz

Enquete

Qual destes estilos você aprecia mais?






Parceiros

jazz fest
bossa fest




O material em áudio e video disponibilizado através deste site é utilizado apenas para fins culturais e não-comerciais, descartando qualquer incentivo à pirataria e quebra de direito autoral.