Na próxima semana, entre os dias 26, 27 e 28 de outubro no Sesc, a cidade de Santos recebe o evento “Mercedes Sosa – A Voz Dos Sem Voz”, que vai contemplar a exibição de 2 filmes e um show musical de encerramento, com a incrível cantora Indiana Nomma.
O evento começa na quarta, dia 26, 19 horas, no Teatro, com a exibição do filme “Mercedes Sosa – A Voz da América Latina”, do diretor Rodrigo H. Vila.
Já na quinta, dia 27, 19 horas, no Auditório, teremos a exibição do filme, “Mais Náufragos Que Navegantes”, do diretor Guillermo Planel. Ambas as exibições têm entrada gratuita.
O encerramento do evento acontece no belíssimo Teatro do Sesc, com a apresentação musical da cantora Indiana Nomma e o espetáculo “Tributo a Mercedes Sosa”, com ingressos a preços populares variando de R$ 6,00 a R$ 20,00.
A história deste emocionante tributo começa no ano de 1979, quando Indiana Nomma, filha de pai baiano e mãe gaúcha exilados durante o golpe de 64 e sua família chegam à Nicarágua, 3 meses após a Revolução Sandinista.
Um ano depois, comemoravam com toda a população nicaraguense o feito popular de alfabetizar o povo com a ajuda de voluntários. Centenas uniram-se e partiram em paus-de-arara para os confins do país. Montaram escolas, renovaram vidas, ajudaram a eliminar a ignorância.
Sua mãe foi uma das voluntárias. E "La Negra", como era carinhosamente conhecida Mercedes Sosa, ao final da missão, em seu vestido vermelho, presenteia o povo com um grande show. Mercedes Sosa e a massa cantam "Canción con Todos". Indiana nunca esqueceu.
Cria da América Latina, Indiana Nomma, essa hondurenha que cresceu entre México, Nicarágua, Portugal, Alemanha e Brasil, apresenta em tributo à grande Mercedes Sosa canções como Duerme Negrito, Solo Le Pido A Diós, Alfonsina Y El Mar, Si Se Calla El Cantor e tantas outras imortalizadas por Mercedes.
Entremeio, Nomma conta as histórias de La Negra reforçadas pelo apoio incondicional da Fundación Mercedes Sosa que a apoia com materiais para engrandecer esta homenagem.
Emprestam seus talentos e sonoridades ao show, o pianista uruguaio José Cabrera e o baterista brasileiro Renato Glória. Um convite à reflexão pelos ideais de uma geração e seus herdeiros. Um convite ao respeito humano, à dignidade e à voz do povo. Um convite a nunca se calar.
Indiana Nomma após 14 anos desenvolvendo sua carreira musical em Brasília, tendo aberto shows de artistas como Gloria Gaynor, Billie Paul, Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Jorge Aragão, Celso Blues Boy, entre outros, passou a atuar no Rio de Janeiro desde 2010, onde é reconhecida como revelação do “brasilian jazz”.
Em 2015, lançou seus dois primeiros CDs, sendo o primeiro produzido por ela, o homônimo “Indiana Nomma”, com músicas inéditas. Já o segundo CD “Unexpected” foi produzido em parceria com o pianista Osmar Milito e concorreu, em 2016, ao 26º Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Álbum de Língua Estrangeira”, ficando entre os 3 finalistas.
Ela inclusive veio a Santos em abril deste ano, para lançar este CD ao lado do trio do pianista Osmar Milito, encerrando maravilhosamente e com muita repercussão, a edição do Rio-Santos Jazz Fest 2016.
Portanto, um evento maravilhoso e imperdível, que conta com a realização do Sesc Santos e apoio da Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz – www.digitaljazz.com.br