"SPEED SAMBA JAZZ – GAFIEIRA JAZZ"
Contrabaixo (Augusto Mattoso), Bateria (Erivelton Silva), Trompete & Flugelhorn (Paulinho Trompete), Saxofone (Widor Santiago) e Trombone (Roberto Marques) compõem este sexteto surpreendente, liderado pelo incrível pianista Hamleto Stamato (guardem bem este nome!), apresentando um repertório com as melhores interpretações dos três volumes gravados por ele (na forma de trio) e com o nome sugestivo de “Speed Samba Jazz”.
Lançado em 2008 pelo Selo Delíra Música, o projeto ganhou o subtítulo de “Gafieira Jazz”, apresentado em DVD (com 17 faixas) + CD bônus (com 14 faixas), e foi gravado ao vivo no Pólo Cine Vídeo. Impressiona pela alta qualidade musical, pelos cenários e pelo grupo de dançarinos muito bem coreografados, que dão charme e movimento ao projeto. Nos “extras”, mais três faixas com imagens e foco sobre o teclado do piano e mais cinco faixas que podem ser baixadas direto para o seu celular, Coisas da atual diversidade tecnológica
Em 2003, Hamleto Stamato, pianista, compositor, produtor e arranjador juntou seus parceiros e respectivos instrumentos (contrabaixo e bateria) e num único “take” gravou o primeiro CD da série e depois vieram as continuações em 2005 e 2006. Sucesso de público e da crítica especializada.
O estilo marcante e contagiante do “samba-jazz” não é novidade para ninguém. Stamato recebeu nítidas influências da sonoridade que marcou os anos 60, com Edison Machado, Sérgio Mendes e J. T. Meirelles e os trios famosos da época como o Zimbo Trio, Tamba Trio, Milton Banana Trio, Som 3 e Rio 65. Quanta qualidade musical.
E não é que Hamleto Stamato conseguiu reproduzir e recriar com a sua personalidade os belos arranjos para os temas gravados, numa levada marcante e envolvente.
Destaco os temas da Bossa: “Samba De Uma Nota Só”, “Desafinado”, “Mas Que Nada” e “Chega De Saudade”. E também os temas no ritmo “Jazz’n Bossa” : “Baubles, Bangles and Beads”, “Why Not” e o clássico “A Night In Tunisia”. E para encerrar os meus destaques, sugiro as emocionantes versões do tema do filme “Verão de 42” e de “Carinhoso”. Preciosas do princípio ao fim.
Um trabalho muito bem feito e que merece destaque e admiração. E mais uma prova de que o mercado fonográfico brasileiro pode também ser servido de projetos de alta qualidade musical e de produção mais elaborada. Parabéns Hamleto SStamato pelo seu talento, ousadia e persistência.