A história da Bossa Nova está intimamente ligada a vida e a carreira do guitarrista, compositor, arranjador e produtor Roberto Menescal, um dos sócios fundadores do movimento.
Em 2008, coincidentemente “Menesca” e o movimento completaram 50 anos de música e para comemorar esta data tão especial, ele resolveu gravar ao vivo em Belo Horizonte no Teatro Chevrolet Hall um belíssimo DVD, lançado pela sua própria gravadora, a Albatroz Music.
No palco contou com a presença de seus cúmplices Adriano Souza no piano, Adriano Giffoni no contrabaixo, João Cortez na bateria e seis convidados muito especiais: Danilo Caymmi, Emílio Santiago, Leila Pinheiro, Pery Ribeiro, Wanda Sá e Miele.
O resultado não poderia ser diferente: uma grande celebração com música da melhor qualidade.
Seus temas principais e suas parcerias foram lembrados, principalmente com Ronaldo Bôscoli (seu maior parceiro) e também com Lula Freire, Joyce e Chico Buarque.
Você vai poder ouvir e se emocionar com Danilo Caymmi em “Nós e o Mar”, com Wanda Sá em “Rio”, com o saudoso Pery Ribeiro em “O Barquinho”, com Leila Pinheiro em “Nara”, com Emílio Santiago em “Você” e com todos eles juntos em “Bye, Bye, Brasil”, numa verdadeira apoteose. São os meus destaques.
O curioso é que Roberto Menescal é um dos músicos mais ativos e atuantes da atualidade. E isso é muito bom de saber. Ele cuida da sua carreira pessoal bastante ativa e também encontra tempo para participar de projetos com outros artistas e principalmente dos novos talentos, que buscam nele inspiração e uma obrigatória “benção”, que nem sempre acontece.
Com certeza encontremos sua música por aí nos próximos 50 anos para sorte de todos nós. E é outra prova inegável de que a Bossa Nova é sempre nova, como já disse algumas vezes por aqui.