Nikki Yanofsky – A menina prodígio do jazz
O nome pode soar estranho e diferente. Mas posso afirmar que a cantora e compositora canadense Nikki Yanofsky é uma artista completa e conhecida como a “menina prodígio” do Jazz.
Ela tem apenas dezoito anos e é um verdadeiro fenômeno e um caso raro de talento e precocidade.
Ela apareceu surpreendentemente com apenas 12 anos de idade numa apresentação no ano de 2006, dentro do conceituado Montreal Jazz Festival.
Na oportunidade, sua “performance” foi tão marcante e segura que recebeu vários convites para gravar e também para se apresentar nos mais importantes Festivais de Jazz do planeta. Atualmente pode-se dizer que a menina já tem alguma experiência.
Em 2008, lançou o magnífico DVD/CD gravado ao vivo, “Ella... Of Thee I Swing”, numa sensível homenagem a Ella Fitzgerald. E num dos solos vocais, Nikki deixou sua grande marca num improviso em “scat singing”, assim como faziam as grandes divas do Jazz. É de cair o queixo ver e ouvir uma menina com voz e estilo de uma pessoa adulta..
O trabalho que destaco hoje, é o DVD lançado no ano de 2010, “Live in Montreal” pelo selo Decca, quando ela tinha 16 anos e que também em vários momentos faz menção a obra de Ella Fitzgerald. Não nega sua grande e maior influência.
Foi acompanhada por uma super banda de quatorze músicos liderados pelo Diretor Musical e contrabaixista canadense Rob Fahie.
No repertório destaco sua emocionante composição “First Lady” em homenagem a Ella e os clássicos “I Got a Rhythm”, “Take The A Train”, “Airmail Special”, “Lullaby Of Birdland” e “God Bless The Child”.
No seu curriculum, apresentações ao lado de Herbie Hancock, Quincy Jones, Celine Dion, The Count Basie Orchestra sempre nos melhores palcos e nos melhores Festivais de Jazz da Europa, Canadá, Estados Unidos e Japão. Nada mal, para uma novata experiente.
Sua missão na música é muito importante. Por ser bem nova, bonita e talentosa, acredito que ela poderá ser responsável pela popularização do Jazz para uma nova geração de fãs, principalmente os mais jovens
Torço muito para isso aconteça realmente. Afinal como ela é uma “menina prodígio”, tem poderes especiais, assim como os super-heróis.