O projeto “Rio Música InCena”, realizado pela primeira vez no ano de 2007, foi uma parceria louvável entre a produtora C&C Solutions, dirigida por Cristiana Gurgel (autora e diretora geral do projeto) e o Canal Brasil.
Foi idealizado em critérios muito simples: apresentar o que há de melhor na tradição da música popular brasileira, suas harmonias, melodias e letras, interpretados pelos nossos grandes músicos.
Todas as apresentações da 1ª. edição do projeto foram gravadas e exibidas no Canal Brasil e este DVD, lançado no ano de 2011, é o resumo qualificado do que de melhor aconteceu nas apresentações feitas no Teatro Laura Alvim no Rio de Janeiro, casa de cultura que é referência nacional pela sua riqueza e diversidade cultural e que costuma ser frequentada por um público qualificado, principalmente formadores de opinião.
A direção das imagens e edição ficou por conta de Paulo Severo, que confidenciou que o show que mais lhe impressionou foi o do guitarrista argentino/brasileiro Victor Biglione, que apresentou um repertório basicamente de Bossa Nova, de forma melodiosa e com improvisos vigorosos. Concordo com ele e acrescento, na minha lista de favoritos, os nomes de Celso Fonseca e de Gilson Peranzzetta.
Os shows foram gravados ao vivo, com som direto e sem interrupções, dando ao material captado um diferencial de autenticidade.
Você vai assistir a cada um dos “takes” como se estivesse ao vivo no teatro, sentado na primeira fila.
No palco se apresentaram a cantora e violonista Wanda Sá, com “Água de Beber” e “Você e Eu/Saudades Fez Um Samba”, o saxofonista Mauro Senise, com “Arpoador” e “Vento Bravo”, o cantor e violonista Celso Fonseca, com “Slow Motion Bossa Nova” e “Ela É Carioca”, o contrabaixista Bruce Henri, com “Pequena Suíte 1913” e “Melodia Sentimental”, o pianista Gilson Peranzzeta, com “João e Maria” e “As Rosas Não Falam”, o baterista Pascoal Meirelles, com “Ponteio” e “Estamos Aí”, o pianista Cristovão Bastos com “Sarau Pra Radamés” e “Mandacaru/Sertão do Caicó” e o guitarrista Victor Biglione, com “Look To The Sky” e “Batida Diferente”, foram escalados para compor o time do lançamento do projeto.
O resultado desta importante iniciativa, tanto a gravação e comercialização do DVD quanto a exibição dos shows na TV, é um legado que servirá para a formação de um público, que também consuma a música de qualidade e não apenas a música descartável e de baixo nível que estamos acostumados a encontrar em nosso cotidiano.
A música mais elaborada e qualificada também tem que estar à disposição de um número maior de pessoas. Para mim, é uma questão de necessidade pública e de grande interesse social. Precisamos fazer isso por nós, para os nossos filhos e para as próximas gerações que estão por vir.
Aproveito para desejar para todos os queridos leitores da Coluna da Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz um Feliz Natal, repleto de paz, harmonia e muita música!