A história que marcou a participação dos convidados especiais Dori Caymmi e Edu Lobo, nos dois shows de lançamento do DVD “Marcos Valle & Stacey Kent – Live At Birdland - New York City”, começa na verdade há 53 anos.
Marcos, Dori e Edu são cariocas, contemporâneos de idade, todos nascidos no ano de 1943 e são amigos desde a infância.
Curiosamente, naquela época chegaram a formar um trio e se apresentaram num programa de TV ao lado do cantor Lúcio Alves.
O tempo e as carreiras profissionais os separaram fisicamente, mas eles nunca se separaram de coração.
Eles se reencontraram num mesmo palco depois de 53 anos em duas raras e únicas oportunidades na semana passada, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.
A Rádio JO/DIGITAL JAZZ esteve presente no lançamento do Rio, no palco da belíssima casa de shows Vivo Rio, que ficou lotada e repleta de grandes artistas da nossa MPB, que foram prestigiar o evento.
Lá estavam Danilo Caymmi, Celso Fonseca, Miúcha, Leila Pinheiro, Nelson Faria, Joyce e Tuty Moreno, Patrícia Alvi entre tantos outros nomes importantes.
O DVD chegou ao mercado no formato físico pelo selo Sony Music também na semana passada e posso garantir que se trata de um dos mais importantes lançamentos dos últimos tempos do mercado fonográfico brasileiro. Pela sua qualidade, beleza na apresentação e conteúdo musical.
O registro triplo traz um DVD com 18 faixas que apresenta o show realizado em dezembro de 2014 na mítica casa de Jazz de Nova York, o Birdland, dirigida por Gianni Valenti. Traz também outro DVD com um documentário especial “From Tokio To New York”, gravado no Blue Note Tóquio em abril de 2014 e, no Birdland em Nova York, em dezembro de 2014, dirigido por Charles Gavin e também um CD de áudio com 15 faixas, uma delas gravada em estúdio.
Outro ponto importante deste lançamento é a apresentação do tema “Amando Demais”, que marcou a parceria inédita de Marcos Valle com o poetinha Vinicius de Moraes, que só foi possível, graças a um belo gesto do seu padrinho Carlos Lyra, que lhe entregou em 2013, ano do centenário de nascimento de Vinicius, uma letra inédita datada de 1967.
Destaque para a participação especial do saxofonista tenor Jim Tomlinson, marido de Stacey Kent, que considero um dos sopros mais vigorosos da atualidade, lembrando muito a sonoridade dos grandes tenoristas da História do Jazz, como Stan Getz.
A banda incrível que acompanhou Valle & Kent merece destaque também: Jessé Sadoc no trompete, flugelhorn e inspirados arranjos dos metais, Marcelo Martins no sax tenor e flauta, Luiz Brasil na guitarra, Alberto Continentino no contrabaixo e Renato “Massa” Calmon na bateria.
Foi muito bonito e emocionante sentir ao vivo a cumplicidade e admiração entre Marcos Valle & Stacey Kent. Eles se completam a cada acorde, a cada nota, a cada olhar.
Com certeza é um daqueles shows que levarei para sempre em meu coração e recomendo que você leve para casa este DVD, que contém importante registro musical e uma parceria afinada, emotiva e muito especial.