O saxofonista Charlie "Bird" Parker é uma das lendas mais importantes da história do Jazz. Sua música é, até os dias atuais, referência sob todos os aspectos. Revolucionou a sonoridade do seu instrumento e ele pode ser considerado como o maior mestre na arte do improviso.
Particularmente gosto muito da sua fase mais melódica e por essa razão resolvi falar um pouco sobre o CD "The Master Takes", lançado em 1995 pelo Selo Verve e que reuniu, sob a supervisão do Produtor Norman Granz, suas gravações antológicas ao lado de uma orquestra de cordas, feitas entre os anos de 1947-1952. Um trabalho primoroso e indispensável.
No total são 24 músicas, com destaque para os temas: "Just Friends", "Laura", "Dancing In The Dark", "Autumn In New York", "Stella By Starlight" entre outros preciosos registros. Destaque também para seus cúmplices Ray Brown, no contrabaixo, Buddy Rich na bateria e Stan Freeman e Bernie Leighton no piano, além de uma super e afinada orquestra de cordas conduzidas por Jimmy Carrol e Joe Lipman.Não deixe de ouvir essas gravações marcantes deste músico que teve uma vida meteórica e conturbada de apenas 35 anos. Só fico imaginando se ele tivesse vivido por mais tempo, o quanto que ele ainda teria produzido e principalmente surpreendido musicalmente a todos nós. Coisas que só acontecem com os gênios. E Charlie Parker é, sem dúvida, um deles.
Postado em: 01/09/2014
Deixe um comentário. É importante o preenchimento de todos os campos.