Pelo quarto ano consecutivo, será comemorado, em Santos, o Dia Nacional e Municipal da Bossa Nova, que acontece no dia 25 de janeiro de 2017, data que se comemora também o aniversário de nascimento de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, maestro, arranjador, pianista, violonista, cantor, compositor e um dos fundadores do movimento, que completaria, neste ano, 90 anos de idade.
A data comemorativa foi instituída através de Lei Federal no. 11.926, de 17 de abril de 2009. Em Santos, atendendo ao nosso pedido, o ex vereador Douglas Gonçalves foi o autor da Lei Municipal no. 2.972, de 14 de março de 2014, que inclui, no Calendário Oficial do Município, a Semana da Bossa Nova, sempre de 19 a 25 de janeiro.
A Bossa Nova teve seu marco inicial em 10 de julho de 1958, quando o cantor e violonista João Gilberto gravou o single "Chega de Saudade" - composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, no estúdio da gravadora Odeon, na Cinelândia, no Rio de Janeiro. Alguns meses antes, o mesmo João Gilberto tinha acompanhado, com o seu violão, a cantora Elizete Cardoso em duas faixas, a mesma "Chega de Saudade" e "Outra Vez", no disco "Canção do Amor Demais", exclusivamente com as canções da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que, na época desta gravação, ainda era desconhecida. A sua inconfundível e incomparável batida sincopada, ao violão, transformou e revolucionou para sempre a música popular brasileira.
Importante destacar que em 2017, quando completa 59 anos de vida, o gênero continua preservado e difundido com muita força, por todas as partes do planeta. Genuinamente brasileira, a Bossa Nova é patrimônio da humanidade. Pela sua importância, características e riqueza cultural.
Para as comemorações deste ano, a iniciativa subiu mais um degrau, com a consolidação e crescimento do Rio Santos Bossa Fest, que acontece no dia 23 (Teatro Guarany) e nos dias 24 e 25 de janeiro (Teatro do SESC), com entrada franca.
Serão 11 atrações: Orquestra Brasileira de Violões & Conjunto de Violões do Projeto Esculpir, Luisa Lacerda, Trio+Um & Santos Bossa All Stars, Hamleto Stamato Trio, Celso Fonseca & Banda, Ruy Castro, Marcos Ariel, Wanda Sá & Quarteto do Rio. A programação completa e todas as informações sobre o festival estão disponíveis no portal www.riosantosbossafest. com.br.
Esta iniciativa em Santos vai possibilitar que as gerações mais novas possam conhecer melhor a Bossa Nova, que atualmente passa por um natural processo de atualização da sua sonoridade. A levada original e única, que permanece preservada, tem recebido alguns ingredientes da modernidade, que dão a ela um ar de frescor e juventude.
O público vai poder ouvir as novas criações e cantar os grandes clássicos, que foram eternizados por Tom Jobim (aniversariante e homenageado do dia), João Gilberto, Vinicius de Moraes, Roberto Menescal, Carlos Lyra, Marcos Valle, Johnny Alf, Durval Ferreira, entre tantos outros.
Viva a Bossa Nova! Viva o Rio Santos Bossa Fest 2017, festival democrático e sem barreiras, acessível a todas as pessoas. Uma verdadeira e rara celebração da Bossa Nova!