DIA INTERNACIONAL E MUNICIPAL DO JAZZ – 30 DE ABRIL
O Jazz que nasceu nos Estados Unidos na cidade de Nova Orleans no Século XIX ganhou merecidamente um dia só seu, para ser comemorado em todas as partes do planeta. Afinal, o Jazz tornou-se uma linguagem universal. A partir do ano de 2012 foi criado o Dia Internacional do Jazz, comemorado sempre em 30 de abril, numa iniciativa da UNESCO, com o objetivo de reunir pessoas de todo o mundo para celebrar e aprender mais sobre a arte, suas raízes e o seu importante papel de comunicação. A iniciativa partiu do genial pianista Herbie Hancock, Embaixador Da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, considerado como um dos maiores artistas do gênero e o patrono do evento .
Em Santos, atendendo a uma solicitação da Trio Produções Culturais, o ilustre vereador Douglas Gonçalves conseguiu a aprovação da Lei Municipal no. 2.973 de 14 de março de 2014, instituindo a “Semana do Jazz”, que se encerra no dia 30 de abril, coincidindo com a data mundial.
A partir do ano de 2015, em nossa cidade, teremos a comemoração do Dia Mundial e Municipal do Jazz. Providências para a realização de um grande evento já estão sendo tomadas. É só aguardar. Segundo os organizadores da celebração, o objetivo da data é destacar “as virtudes do Jazz como instrumento educativo e como força de paz, de diálogo e cooperação entre os povos”. As comemorações deste ano se darão na cidade de Osaka no Japão, cidade oficial do evento, com a realização de shows, exposições, mesas- redondas, oficinas e conferências. Além do próprio anfitrião Herbie Hancock, participarão os músicos Toshiko Akiyoshi, Makoto Ozone; Dee Dee Bridgewater, Jonathan Butler, Roberta Gambarini, Lalah Hathaway, Roy Hargrove, Claudio Roditi, Marcus Miller, Esperanza Spalding; Terri Lyne Carrington, T.S.Monk; Pete Escovedo, Kenny Garrett, Courtney Pine, Wayne Shorter, Steve Turre; Earl Klugh, John Scofield entre outros. E, em diversas partes do planeta, ocorrerão eventos importantes para comemorar a data. Por que o Dia Internacional do Jazz? - O Jazz quebra barreiras e cria oportunidades para entendimento mútuo e tolerância; o Jazz é um vetor da liberdade de expressão; é um símbolo de união e paz; reduz tensões entre indivíduos, grupos e comunidades; promove a igualdade de gênero; o Jazz reforça o papel dos jovens para a mudança social; encoraja a renovação dos artistas, o improviso, as novas formas de expressão e inclusão de formas tradicionais de música em novas vertentes musicais; o Jazz estimula o diálogo intercultural e transforma jovens em sociedades marginalizadas. Uma belíssima iniciativa que valoriza este gênero musical que prega a liberdade e que é capaz de construir pontes entre todas as culturas e sociedades. Salve 30 de abril – Dia Internacional e Municipal do Jazz !!!