Um dos mais famosos clubes de Jazz do planeta, o nova-iorquino Blue Note, vai ganhar no próximo mês de agosto, a sua primeira filial na América do Sul, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro.
E não vai parar por aí. Em 2018, está prevista a inauguração da filial em São Paulo e em 2019, a inauguração na região Nordeste, mais precisamente na cidade de Recife. Obras do empresário Luiz Calainho, que tem diversos investimentos na área da arte, cultura e entretenimento, principalmente na cidade de Rio de Janeiro e que possui exclusividade da marca para o Brasil.
Notícia maravilhosa para se comemorar muito, principalmente quando vivemos na atualidade um cenário nebuloso e sem perspectivas para a cena cultural brasileira. Teremos em solo brasileiro todo o charme de um dos “jazz clubs” mais respeitados do planeta, que tem hoje filiais na Califórnia, Havaí, Milão, Pequim, Tóquio e Nagoya. O Blue Note nasceu em Nova Iorque no ano de 1981 pelas mãos de Danny Bensusan, logo se tornando patrimônio cultural da cidade, principalmente pelos seus shows de jazz de alta qualidade.
No palco da matriz se apresentaram os grandes nomes: Tony Bennett, B.B.King, Ray Charles, George Benson, Chick Corea, Stanley Jordan, Quincy Jones, Michael Bublé, entre tantos outros artistas importantes.
A sua filial carioca está localizada no Complexo Lagoon, na zona sul, com uma bela vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Morro dos Dois Irmãos, da belíssima Pedra da Gávea e do mítico Cristo Redentor. Inspiração pura para os músicos e frequentadores.
A casa terá 790 m2, capacidade para 350 pessoas, agenda de shows programados de quarta a domingo, dois bares, uma cozinha e sistema de luz e som de última geração. A proposta é apresentar dois destaques nacionais e internacionais por mês, além de três bandas residentes nos formatos de duo, trio e quarteto. A curadoria será compartilhada pelo próprio empresário Luiz Calainho e pela produtora cultural Lu Araújo.
Já estão confirmadas as apresentações de Jacques Morelenbaum, Maceo Parker, Sergio Mendes, Chris Botti, Chick Corea & Steve Gadd Band, Spyro Gyra, entre outros nomes de destaque.
Maiores informações podem ser conferidas no portal da casa - www.bluenoterio.com.br
Seja muito bem vindo Blue Note Rio! O Jazz e a boa música agradecem!