Infelizmente no dia 1 de março, data em que se comemorou mais um aniversário do Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, marcou também o falecimento de Severino Filho, pianista, cantor, arranjador, líder e último remanescente da formação original do grupo vocal Os Cariocas.
A história do conjunto vocal começou com seu irmão, Ismael Neto no ano de 1942, portanto há exatos 74 anos. Começou como quinteto e depois se consolidou como quarteto.
A partir do ano de 1956, com a morte prematura do irmão, Severino Filho assumiu a liderança do grupo, sendo responsável pelos arranjos vocais até os dias de hoje.
Um dos momentos mais importantes da trajetória do grupo foi vivida em 1962, quando receberam o convite do produtor Aloysio de Oliveira para participar do show na Boate “Au Bom Gourmet”, em Copacabana, ao lado de Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto. A primeira e única vez que estes gigantes da Bossa Nova se apresentaram juntos.
No final da década de 60, por divergências sérias entre os seus integrantes, o grupo teve um período de paralisação de aproximadamente 21 anos, quando novamente se reuniu para gravar o CD “Minha Namorada”, que destaco ao lado e a partir daí não parou mais até os dias de hoje, com várias formações dos seus integrantes.
A motivação para a tão esperada volta aconteceu em 1988 quando a Prefeitura do Rio convocou o conjunto para participar da campanha contra a emancipação do bairro da Barra da Tijuca, gravando uma paródia de “Ela é Carioca”, com o nome “A Barra é Carioca, Ela é Carioca”. O sucesso da campanha foi grande e a Barra continuou carioca e o grupo pôde retornar à cena musical. A volta aos shows aconteceu logo depois disso na famosa casa de espetáculos “Jazzmania”, no Arpoador, e numa destas noites de uma temporada de sucesso, o saudoso Luis Roberto se sentiu mal e pediu para parar o show por alguns instantes. Foi para o camarim e infelizmente não voltou mais. Ele havia entrado no grupo no ano de 1961. Outra grande perda para o grupo.
Sempre acalentei o sonho de um dia poder trazer o grupo Os Cariocas a Santos e graças à amizade com a querida Herlinha Gomes de Souza, que mora em Santos, esposa do saudoso integrante Luis Roberto, consegui realizar a proeza.
A primeira vez foi numa apresentação especial no Shopping Parque Balneário e, a segunda, na Praça Mauá, no Centro Histórico. Dois momentos muito especiais que vivi e tenho certeza de que todos aqueles que puderam ver as apresentações, não se esquecem.
Os Cariocas é para mim, o conjunto vocal mais importante da história da nossa MPB, pela ousadia e originalidade das interpretações e dos arranjos, extrema afinação, sonoridade única, que fizeram escola na arte de cantar. Torço apenas que seja possível a continuidade do grupo, apesar das perdas irreparáveis de seus principais integrantes. Afinal, Os Cariocas é patrimônio musical universal e atemporal. Até breve, Severino Filho !!! Sua voz permanece para sempre entre nós.