Há exatamente um ano, me reuni aqui em Santos com a cantora Mariana Avena e seu marido e manager Alberto, para tratar de uma parceria de produção, para o espetáculo “Mariana Avena canta Mercedes Sosa”.
Referido show possibilitava ao público vivenciar e reviver os momentos mais importantes da cantora Mercedes Sosa, com quem Mariana Avena conviveu bem de perto, desde a sua adolescência, recebendo ela inclusive na sua casa, no bairro de Palermo, onde nasceu em Buenos Aires. E, por diversas vezes, teve a honra de dividir o palco com ela, inclusive em suas últimas apresentações no Brasil.
Nosso agradável encontro começou no final da tarde e terminou algumas horas depois. Ali descobrimos muitas afinidades e uma grande disposição de fazer este belo show ganhar mais corpo, com o objetivo de visitar um número maior de cidades daqui do Brasil e também no exterior, como, por exemplo, a belíssima Punta Del Este, no Uruguai. Algumas tentativas foram feitas, inclusive com a possibilidade de uma apresentação aqui em Santos no Teatro Guarany, que infelizmente não se concretizaram e depois disso houve um distanciamento natural entre nós e foi a última vez que estive com ela pessoalmente.
Participei também de um ensaio completo com ela e sua banda de músicos santistas realizado no estúdio Toca do Tubarão aqui em Santos e ali o repertório todo do show em homenagem a Mercedes Sosa me foi apresentado de forma exclusiva. Uma grande honra e um momento musical inesquecível para mim. Chegamos, depois disso, a trocar alguns e-mails e também nos falamos por algumas vezes por telefone, ainda tentando viabilizar a referida turnê, sem conseguir no entanto.
Infelizmente ela nos deixou prematuramente no dia 25 de março em Buenos Aires e é impossível não lembrar, da sua voz marcante e emocional, do seu talento, carisma e do seu belo sorriso, sempre aberto.
Ela foi uma das grandes responsáveis pela popularização da música latino-americana no Brasil e nos muitos países onde se apresentou, desde o início dos anos 80, como participante e uma das fundadoras do grupo Raices de America. Tive a sorte de reunir alguns de seus lançamentos em CD e é possível constatar muito ecletismo e até algumas boas surpresas, como as suas gravações de Bossa Nova. Foram surpreendentes e marcantes para mim.
Tinha uma verdadeira legião de fãs espalhados pelo mundo e fiquei surpreso em descobrir tamanha adoração pelo seu trabalho. Para você ter uma ideia, tinha mais de 10 perfis no facebook, repleto de amigos e admiradores do seu trabalho, fora aqueles grupos fechados criados por fãs, que sempre divulgaram sua música.
Sua música vai ficar para sempre. Até breve, Mariana Avena, uma grande voz latino-americana. O Brasil lhe reconhece desta forma.