Tive a honra de trazer o saxofonista e flautista Mauro Senise a Santos em duas oportunidades, com o grupo de música instrumental “Cama de Gato”, que teve em sua formação original, além dele, Rique Pantoja nos teclados, Arthur Maia no contrabaixo e Pascoal Meirelles na bateria. Que time maravilhoso.
E já se passaram mais de 40 anos de carreira como solista, deste que considero como um dos maiores nomes da música instrumental brasileira.
Acabou de lançar seu 20º álbum, o arrojado projeto duplo, que contempla o CD (13 faixas)/DVD (4 faixas), pelo selo Biscoito Fino, reunindo um time da pesada de velhos parceiros.
A começar pelos pianistas, que também são seus arranjadores e compositores preferidos: Gilson Peranzzetta, Cristovão Bastos, Antonio Adolfo. E também o vibrafonista Jota Moraes, que também ataca no piano.
E mais a Orquestra de Sonhos composta por 12 músicos, arregimentados por Hugo Pilger, além de Ricardo Costa na bateria, Rodrigo Villa e Zeca Assunção no contrabaixo, a grata revelação Gabriel Geszti no acordeon e piano, Mingo Araújo na percussão e também Leonardo Amuedo na guitarra.
O DVD registra em preto e branco o mágico encontro da música com a dança, com destaque para Deborah Colker e Chico Diaz e a direção inspirada de Walter Carvalho, que conseguiu traduzir, com imagens lindíssimas, todo o clima poético desta reunião de formas de expressão.
Meus destaques ficam por conta de “Vou Deitar e Rolar”, “Choro dos Mestres”, “Chorosa Blues”, “Miles”, “Casa de Marimbondo”, “Garoto de Poa”, “Sem Palavras”, “Ilusão à Toa”, “Harmonia das Esferas”, “Noite de Verão” e “Levitando”.
Mauro Senise conseguiu materializar vários de seus sonhos antigos com este trabalho e com seu sopro vigoroso executou um refinado diálogo entre a música brasileira e o Jazz. Com muita elegância e sofisticação.
Postado em: 29/09/2014
Deixe um comentário. É importante o preenchimento de todos os campos.