Jazz em Buenos Aires

Jazz em Buenos Aires

 

 

Buenos Aires é muito mais do que a capital do Tango. Pode ser considerada do Jazz também.
O gênero da emoção é difundido em diversas casas espalhadas por toda cidade e como na atualidade a Capital Argentina tornou-se um dos destinos preferidos dos brasileiros, selecionei alguns dos endereços mais musicais da cidade.
E uma dica: não deixe de consultar os Cadernos de Espetáculos dos Jornais Clarin (as sextas-feiras) e do La Nacion (aos sábados) e também procure nas bancas o Caderno Wipe, que traz toda a programação de shows, teatros e espetáculos.
São pelo menos 10 excelentes opções e destaco as principais:
Notorious Club – Callao 966 – Palermo – mistura de café, loja de cd`s e restaurante, com música ao vivo todas as noites.
Thelonious Club – Salguero 1884 – Palermo – qualidade de som surpreendente, com música ao vivo de quarta a domingo.
Virasoro Bar – Guatemala 4328 – Palermo – jazzclub onde se toca a vanguarda do jazz argentino, com música ao vivo de quarta a domingo.
Jazz Voyeur – Posadas 1557 – Recoleta – Hotel Melliá Recoleta Plaza – uma das mais novas casas que funciona no prédio do hotel, localizado num dos bairros mais chiques de Buenos Aires.
E não se esqueça também de dar uma olhada na programação dos grandes teatros Gran Rex, Coliseo, Presidente Alvear, Opera e Nd Ateneo, todos localizados na região central.
Você poderá encontrar grandes surpresas musicais nessa cidade simplesmente encantadora.

 

40 anos de Bossa Nova

 
O Cd lançado em 1998 pelo selo ALBATROZ, que pertence ao guitarrista Roberto Menescal, marcou as comemorações de 40 anos da Bossa Nova. Foi lançado originalmente para o mercado japonês, que é simplesmente fanático pela nossa batida.
Na época Menescal destacou: “Agora já quarentões de música, estamos lançando este CD para festejarmos esse movimento que permanece vivo por tanto tempo e ficará por mais outro tanto, assim como o Jazz, que é eterno”. E não é que ele tinha razão.
O repertório escolhido misturou alguns dos maiores clássicos com músicas mais novas, apresentadas com uma roupagem mais contemporânea na produção e é impossível não se contagiar com a alegria encontrada em todas as faixas.
O time foi composto pelas feras Wanda Sá, Roberto Menescal, Os Cariocas, Leila Pinheiro, Ivan Lins, Leny Andrade, Carlos Lyra, Joyce, Marcos Valle, o clã Jobim formado por Tom, Maria Luiza, Daniel e Paulo, além de outra seleção de músicos no acompanhamento.
Os temas “Desafinado”, com o time todo reunido, “Meditação” com Daniel e Paulo Jobim, “Rio que vai, Rio que vem” com Wanda Sá e Roberto Menescal, “Eu Sabia”com Ivan Lins e a incrível  “Chega de Saudade” com Maria Luiza Jobim e Tom Jobim merecem destaque.
E Menescal prometeu continuar nos festejos da Bossa Nova de 50, 60, 70, 100 anos e sabe lá até quando. Ele tem cumprido a promessa.
.

 

Bossa Nova ao Vivo

Outro belo exemplo de que a Bossa Nova está mais viva e produtiva do que nunca foi o Cd “Bossa Nova Ao Vivo”, lançado no ano de 2000 também pelo selo ALBATROZ.
Neste show gravado no Tom Brasil em São Paulo se apresentaram o Zimbo Trio (com Hamilton Godoy, Luiz Chaves e Rubinho), Roberto Menescal e a sua inseparável parceira Wanda Sá, Leny Andrade, Os Cariocas (com Severino Filho, Elói, Neil e Quartera) e Marcos Valle.
O Cd registra vários momentos preciosos da apresentação e teve no seu repertório algumas das músicas mais inspirados do gênero.
“Garota de Ipanema”, “Samba de Verão”, “Rio”, “Samba do Avião” e “Os Grilos” não poderiam faltar e foram interpretadas de uma forma muito especial.
A banda de apoio também merece um destaque especial e foi formada pelo pianista João Carlos Coutinho, pelo contrabaixista Lucio nascimento e pelo baterista Adriano de Oliveira. Um trio afinadíssimo.
Outro Cd raro que pode ser encontrado na discografia de um dos selos nacionais mais importantes, responsável inclusive pela preservação da Bossa Nova por aqui e principalmente nos mercados internacionais dos Estados Unidos, Europa e Japão. Méritos para o empreendedorismo de Roberto Menescal. Vale conferir.
 

Postado em: 23/01/2012

 


Comentários
Ainda não há comentários.
Deixe seu comentário

Deixe um comentário. É importante o preenchimento de todos os campos.




Digital Jazz

Enquete

Qual destes estilos você aprecia mais?






Parceiros

jazz fest
bossa fest




O material em áudio e video disponibilizado através deste site é utilizado apenas para fins culturais e não-comerciais, descartando qualquer incentivo à pirataria e quebra de direito autoral.