DVD UNITED KINGDOM OF IPANEMA

DVD UNITED KINGDOM OF IPANEMA

DVD UNITED KINGDOM OF IPANEMA

O guitarrista inglês Andy Summers fez parte de um dos mais importantes grupos de Pop Rock das décadas de 70 e 80, o The Police, ao lado do contrabaixista e cantor Sting e do baterista Stewart Copeland. Um trio fenomenal que fez história e marcou toda uma geração de fãs.Dono de um estilo elegante, Andy Summers é um apaixonado pelo Jazz e pela música do Brasil, especialmente a Bossa Nova. A primeira gravação que o encantou foi “Manhã de Carnaval”. Esteve por aqui em diversas ocasiões e sempre marcou suas passagens com shows e gravações de discos ao lado de artistas brasileiros e também participações em DVDs. Os discos gravados e os shows ao lado do guitarrista argentino/brasileiro Victor Biglione, por exemplo, merecem destaque pela grande qualidade.Hoje vou destacar o DVD “United Kingdom Of Ipanema”, registro maravilhoso feito no Rio de Janeiro que reuniu Roberto Menescal e Andy Summers, gravado no ano de 2008 e lançado pelo selo Musickeria e que hoje virou um produto raro e muito difícil de ser encontrado. O DVD já vale somente pelos “extras” e lá você vai poder conferir um bate-papo muito descontraído entre Menescal, Summers, o saudoso Pery Ribeiro, Marcos Valle e Leila Pinheiro, que cantaram e conversaram sobre as músicas da Bossa Nova. A gravação foi feita no apartamento que pertenceu à cantora Nara Leão (Edifício Champs Élysées localizado na Av. Atlântica no. 2856 – 3º andar, de frente para o mar na praia de Copacabana), exatamente no mesmo local, onde noite após noite, se reuniam para cantar e tocar, Menescal, Carlos Lyra, Chico Feitosa, os irmãos Castro Neves e Ronaldo Bôscoli, que era o líder da turma. Ao ver as imagens é impossível não se emocionar. E você vai poder conhecer onde funcionava o quartel-general da Bossa Nova. E o DVD teve também as participações espaciais do grupo Bossacucanova, Cristina Braga, Fernanda Takai e Luiz Carlos Miele. E até recomendo que você primeiro assista aos “extras” e depois assista ao show. Tenho certeza de que você não vai se arrepender.A parte musical também é de altíssimo nível e reuniu Summers e Menescal nos violões, a competente cantora de timbre forte e envolvente Cris Delanno, Adriano Giffoni no contrabaixo, João Cortês na bateria e Adriano Souza no piano.Apesar de escolas musicais muito diferentes, a reunião de Menescal e Summers mostra que a música não tem barreiras e pode aproximar magicamente culturas. No show podemos ver que a sintonia e a integração de ambos é absolutamente perfeita. DVD único, surpreendente e que, para mim, tornou-se indispensável.


 
 

 

Toots Thielemans & Elis Regina – “Aquarela do Brasil”

A cantora Elis Regina dispensa comentários. Foi única e incomparável. No ano de 1969, na Suécia, se encontrou com outro gênio da música: o gaitista e guitarrista belga Toots Thielemans e juntos gravaram “Aquarela do Brasil”, um disco delicioso e que emana muita alegria.Foi lançado no formato de CD no ano de 1998, pelo selo Polygram, e o considero como um dos discos mais expressivos de Elis e apesar de ter sido gravado há muitos anos, ouvindo o disco hoje, constatamos que sonoridade do trabalho é bastante atual. Foi gravado com muita neve e frio na cidade de Estocolmo, mas o resultado final ficou quente e marcou profundamente a carreira de ambos.Na cozinha estiveram Antonio Adolfo no piano, Roberto Menescal na guitarra e violão, Jurandir Meirelles no contrabaixo, Wilson das Neves na bateria e Hermes Contesini na percussão.Chamam a atenção os temas instrumentais “Five for Elis”, tema composto por Toots em homenagem à sua parceira e “Honeysuckle Rose”, onde ele toca gaita, guitarra e assovia. Simplesmente, sensacionais os seus solos. E mais, “Aquarela do Brasil”, “Wave”, “Canto de Ossanha”, “Visão”, “Wilsamba”, “Você” e “O Sonho”, em que Elis dá um verdadeiro show de interpretação .Um encontro gostoso de Elis Regina com a Bossa Nova e ali podemos sentir sua juventude, energia e vitalidade. E penso que desta forma é que devemos nos lembrar dela, com alegria e muitas, muitas saudades. O jornalista sueco Oscar Heldlund, que esteve presente às gravações, nas notas sobre o disco escreveu: “Porém a música é uma constante condição de extremos. E seu mistério não pode nem deve ser resolvido. Entre outras coisas, o mistério de duas pessoas que nunca se viram antes fazerem música juntos numa harmonia tão completa”. Ele conseguiu explicar de forma muito feliz e inspirada, o que foi este raro encontro musical.

 




 

 

Bondesom – “Procurando Lola”

Conheci o trabalho do grupo Bondesom, assistindo casualmente a um programa de entrevistas na TV a cabo, e confesso que fiquei muito surpreso com a sonoridade instrumental deles. Uma mescla contagiante e bem equilibrada de ritmos afro-latinos com o Jazz, Pop e ritmos bem brasileiros. É impossível ficar parado e não se deixar levar pelo suingue vigoroso dos meninos.São jovens, cariocas e demonstram, pelos sorrisos, que estão de bem com a vida e fazendo aquilo que mais gostam nesta vida, que é tocar. Já tem mais de dez anos de carreira, dois CDs gravados e destaco o segundo intitulado “Procurando Lola”, pelo selo independente Bolacha. O nome do disco foi inspirado na fuga da inquieta cadela de estimação do saxofonista Yuri, num dos ensaios da banda.O grupo se apresenta regularmente nas casas mais importantes da cena cultural do Rio de Janeiro, como o Circo Voador, Estrela da Lapa, Ballroom, Espaço Rio Carioca, Teatro Casa Grande, entre outros lugares de destaque. O grupo é formado por Gabriel Guenther na bateria e vibrafone, Lucas reis no piano Fender Rhodes, Matias Zibecchi na percussão, Pedro Mann no contrabaixo e Yuri Villar nos saxofones. Merece destaque a participação especial em duas faixas, do trompetista José Arimatéa (que tocava na banda do saudoso Emílio Santiago), além de outros convidados. Destaco os temas “Samba em Três”, a faixa título do disco “Procurando Lola”, “Vacas Magras”, “Machucado” e “Onda do Mar”.Recomendo o grupo, que foi uma agradável surpresa para mim. Latinidade e brasilidade nas músicas e nos corações.






 

Postado em: 15/04/2014

 


Comentários
Ainda não há comentários.
Deixe seu comentário

Deixe um comentário. É importante o preenchimento de todos os campos.




Digital Jazz

Enquete

Qual destes estilos você aprecia mais?






Parceiros

jazz fest
bossa fest




O material em áudio e video disponibilizado através deste site é utilizado apenas para fins culturais e não-comerciais, descartando qualquer incentivo à pirataria e quebra de direito autoral.